globo

Feed
Versão 1.0 (Beta)
Página 2

MSP 50: Mauricio de Sousa por 50 artistas

Noticiado em: sábado, 30 de janeiro de 2010


A Resenha:


Para celebrar o cinqüentenário de carreira de Mauricio de Sousa, 50 dos melhores artistas do traço brasileiro fazem histórias usando personagens criados pelo pai da Turma da Mônica, numa homenagem tão emocionante quanto divertida.

Essa é a breve descrição que você irá encontrar na contracapa de MSP 50. Um dos melhores álbuns de quadrinhos lançado no Brasil no ano de 2009.

Homenagem justa àquele que é considerado o maior formador de leitores do Brasil (*) e fonte de inspiração para diversos outros profissionais da área que sonham um dia alcançar sucesso semelhante.

O álbum pode ser considerado uma coletânea de obras primas. Independente das histórias (tirinhas, caricaturas, cartuns...) que resolveram homenagear diretamente Mauricio de Sousa ou aquelas em que mostram o artista convidado dando sua visão e estilo particulares, o interessante foi ver os personagens em traços e situações diferentes do universo normal da Turma da Mônica.


E o exemplo perfeito disso é “Cadê o Capitão Feio” de Orlandeli, que nos mostra um vilão taciturno que resolve se aposentar e pendurar sua capa após mais uma derrota para a turma do bairro do Limoeiro. Os detalhes soltos durante toda a narrativa – e ilustrados de forma fantástica - são os responsáveis pelo clima de mistério que ficou no ar e que deve ter feito muito leitor torcer por uma sequência.
 

Nessa mesma linha, encontramos mais duas histórias divertidas. Uma é “Tempirada de Caça” da Julia Bax, onde a artista junta em uma mesma aventura o Cebolinha, Chico Bento e um Curupira meio “louco”. A outra é “El Dia de Los Muertos” de Samuel Casal. Usando somente preto e branco chapados e tons de cinza, o artista cria um estilo dark bem bacana para a Turma do Penadinho.


Mas não há dúvidas que o elemento emoção foi o que falou mais alto nessa homenagem. Em “Muita coisa mudou”, Daniel Brandão mostra a turma já adulta em meio a flashbacks. Sem contar também que todo o “contexto histórico” conseguiu transmitir aos leitores todo o sentimento de nostalgia impregnado em cada página.


Mas as histórias de dois personagens em específico - no caso, o Astronauta e o Chico Bento, os mais recorrentes nesse álbum - foram as que melhor retrataram todo esse lado emocional.  
“A vida de A” dos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, conseguiu em somente duas páginas, fazer com que os leitores imaginassem centenas de possibilidades e aventuras para o Astronauta.

“Minha Visão Preferida” de Vitor Cafaggi fecha o álbum com A história mais linda do Chico Bento de todos os tempos. Nunca o termo “fechar com chave de ouro” fez tanto sentido.

Do roteiro, a única coisa a ser dita – até para não entregar surpresas e diminuir o impacto (duvido muito) das pessoas que ainda não o leram – é o seguinte: Vai fazer você se arrepiar.

Literatura gráfica de extrema delicadeza. “Minha Visão Preferida” é a melhor surpresa nesse álbum e merece todos os elogios rasgados que vem recebendo.

Talvez o único ponto baixo faça referência à participação nada inspirada de um grande artista que frustrou a expectativa dos leitores e que infelizmente deixou a desejar. Uma pena!

Notícias apontam para um novo álbum que contará com outros novos 50 artistas e que se chamará MSP + 50. O editor será novamente Sidney Gusman, o que me faz ter certeza que a continuação será tratada com o mesmo profissionalismo e paixão.

Aliás, MSP 50 – Mauricio de Sousa por 50 Artistas é o exemplo perfeito de quando as coisas são feitas com paixão – ainda mais se tratando de arte - o resultado final será sempre perfeito e surpreendente.

* Particularidades:

Entrar na categoria de leitores iniciados pelas criações de Mauricio de Sousa é um orgulho. E possuir o registro (ou a prova material) disso até hoje, só prova o tamanho que esse orgulho representa.

A revista em questão foi uma do Chico Bento, responsável por despertar – junte-se a isso toda a curiosidade de uma criança de 6 para 7 anos – minha paixão pela literatura.

Parabéns pelo Dia do Quadrinho Nacional e pelos 50 anos de carreira ao maior representante do gênero, Mauricio de Sousa.

Outras opiniões :

Video: Banca de quadrinhos - Don Rodrigone


Melhores do MundoUltra: “Não tenho dúvidas de que se trata de uma das mais importantes publicações nacionais de todos os tempos. Gibi pra colecionador, fãs da Turma da Mônica e apaixonados por quadrinhos. Entrou na mesma prateleira de V de Vingança, Maus, Watchmen e Cavaleiro das Trevas.”

Universo HQEduardo Nasi: “Reunir toda essa gente é, sem dúvida, um mérito. Mas o álbum vai além: consegue apresentar só grandes histórias. Nenhum autor errou a mão. Não tem uma HQ ruim. Nem média. As mais fracas são muito boas. Várias são excelentes. E um punhado delas é excepcional.”

Blog dos QuadrinhosPaulo Ramos: “O homenageado do álbum é um dos motivos para comprar a obra. Mas a publicação tem outros 50 motivos para atrair a atenção do leitor”

Mundo HQDjota: “Cinquenta obras primas. Perdoe o leitor se a adjetivação parece exagerada, mas não é comum uma releitura ser tão boa ou até mesmo superar o original, de modo que é difícil manter a impassividade ao se deparar com 50 releituras que atendem perfeitamente a esse quesito.”

Submundo MamãoVinci: “Acredito que para alguém que vem publicando seus personagens à tanto tempo, essa é uma grata surpresa!... É uma ode de puro agradecimento ao cara que incentivou e inspirou vários artistas do Brasil.”

BIO:

Título: MSP 50 - Mauricio de Sousa por 50 Artistas (Panini Comics)

Número de páginas: 192

Data de lançamento: Setembro de 2009

Autores: Laerte, Rodrigo Rosa, Flávio Luiz, Gilmar, Daniel Brandão, Lelis, Antonio Eder, Cau Gomez, Lailson, Fido Nesti, Julia Bax, Orlandeli, Ivan Reis, Baptistão, Mascaro, Fábio Yabu, Jean Galvão, Raphael Salimena, Benett, Fábio Moon, Gabriel Bá, João Marcos, Jean Okada, Otoniel Oliveira, José Aguiar, Angeli, Samuel Casal, Osmarco Valladão, Manoel Magalhães, Antônio Cedraz, Erica Awano, Luciano Félix, Gustavo Duarte, Fábio Lyra, Fernando Gonsales, Vinicius Mitchell, Fernandes, Rafael Sica, Spacca, Wander Antunes, Fabio Cobiaco, Ziraldo, Christie Queiroz, Dalcio Machado, Jô Oliveira, Guazzelli, Laudo, Marcelo Campos, Renato Guedes e Vitor Cafaggi.

2 comentários:

Audaci Junior disse...

Legal teu espaço e este post! Tu é o Leandro Ricardo q ganhou a promoção Revista Subversos do Comic Show? =) Abraço!

Leandro disse...

Fala aí Audaci... Beleza?

Que honra cara, receber sua visita e comentário!

Sim... Fui eu mesmo quem ganhou a promoção Revista Subversos do Comic Show. :)

Valeu pelo elogio... A propósito gostei bastante do Quadrinhos em Quadrinhos. ;)

Abraço!

Postar um comentário