globo

Feed
Versão 1.0 (Beta)
Página 2

Noturno - Guillermo Del Toro e Chuck Hogan

Noticiado em: quinta-feira, 10 de junho de 2010


Como desvincular hoje em dia os seriados de TV e o cinema da internet, a música da moda, e os quadrinhos e literatura de suas adaptações ao cinema? Aliás, como não relacionar todas essas mídias umas com as outras.
Como usar ideias que talvez não tenham sido ainda bem exploradas ou que possam passar por novas e inovadoras reformulações?
E como explicar temas já batidos, mais que de alguma forma ainda conseguem fazer sucesso?

O diretor de cinema Guillermo Del Toro (Hellboy, Blade 2) em parceria com o escritor Chuck Hogan (O Impasse, Prince of Thieves) tenta, através de Noturno (primeira parte da Trilogia da Escuridão), responder algumas dessas perguntas. Os escritores conseguiram – segundo eles, não propositalmente – juntar dois temas que estão em voga no gênero do terror. Vampiros e zumbis.

Após uma introdução envolvente e soturna na qual nos é revelada parte da origem de alguns personagens que logo se mostrarão importantes, Noturno começa a montar uma história de mistérios.
E o primeiro deles é a respeito de:
“... um Boeing 777 que aterrissa no aeroporto JFK, em Nova York, e subitamente para na pista. Todas as cortinas estão abaixadas. Todas as luzes estão apagadas. Todos os canais de comunicação estão silenciosos. No solo, uma equipe de emergência está desnorteada em busca de respostas quando um alarme é enviado ao Centro de Controle de Doenças.”
Para quem é fã de séries, logo ligará essa e outras partes às primeiras cenas de Fringe – Cria de J.J. Abrams.

A partir desse ponto todo o cenário – novos mistérios e personagens... Muitos personagens – é armado. Algumas situações que no começo possam incomodar (alguns daqueles pequenos dramas e clichês típicos de Hollywood), logo são substituídas pelas descrições detalhadas de anatomia (ou as mudanças dessa) dos então infectados e pelas situações protagonizadas por estes.

Outro ponto interessante são as pequenas narrativas (quase teasers) paralelas à história principal que vão desvendando aos poucos – e fazendo referência à introdução do livro – as origens de personagens. Esses, na verdade interlúdios, remetem a época do nazismo. E tem como cenário o campo de extermínio em Treblinka na Polônia.

Apesar de ser a primeira parte de uma trilogia, a indicação de Noturno não soaria arriscada, uma vez que a obra cumpre bem o seu papel de entreter, e bem, o leitor.
O livro é uma homenagem e um fôlego novo ao gênero e histórias de vampiros que vêm sendo tão maltratados ultimamente.

Para aqueles que são mais desconfiados e estão esperando a conclusão para então ler a obra completa – a 2° parte sairá ainda no ano de 2010 nos EUA – façam isso, por favor, antes dela ser adaptada aos cinemas. Ou você tem alguma dúvida – depois de tanta divulgação, book-trailers e porque não dizer boa-vontade de seus criadores – de que isso com certeza irá acontecer?







Título: Noturno
Autores: Guillermo Del Toro/Chuck Hogan
Editora: Rocco
Número de Páginas: 464 
WebSite: http://www.trilogiadaescuridao.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário