globo

Feed
Versão 1.0 (Beta)
Página 2

Icon Comics - O Selo de Quadrinhos Independentes da Marvel

Noticiado em: segunda-feira, 26 de julho de 2010


Watchmen, Os Invisíveis, Sandman, Preacher... Alan Moore, Grant Morrison, Neil Gaiman, Garth Ennis.

O que essas obras e seus respectivos autores têm em comum, além do imenso sucesso e prestígio alcançados desde a década de 1980 com a tão elogiada invasão britânica no universo dos quadrinhos estadunidense?

Para quem já leu algumas dessas obras; Vertigo – selo da DC Comics – é a resposta óbvia.

Quase três décadas após ser inaugurado pelas histórias do Monstro do Pântano escritas pelo gênio Alan Moore, o selo Vertigo ainda continua sendo referência em histórias com temática adulta no (e porque não, além do) universo mainstream das HQ’s.

A segunda pergunta – pertinente ao assunto, diga-se – é: O que a editora Marvel, grande rival e concorrente da DC Comics, vem fazendo a respeito disso?

Tentativas não muito bem sucedidas, diria o leitor mais atento. A princípio com Marvel Knights (que na época ficou só na promessa e não apresentou nada de novo) e logo depois com o selo Marvel Max.

A semelhança entre essas duas tentativas e o fracasso - pelo menos no conceito de se fazer quadrinhos para um público mais maduro (salvo algumas exceções, tais como alguns títulos escritos pelo Garth Ennis) - foi o uso de personagens do universo tradicional da Marvel, ou seja, dos super-heróis.

Eis que despretensiosamente, surge no ano de 2004 o selo Icon que – assim como o extinto Epic – fornece aos autores uma linha editorial onde possam publicar os seus projetos independentes mantendo os diretos autorais sobre a obra.

Alguns dos escritores e desenhistas que possuem trabalhos publicados pela Icon são: Brian Michael Bendis, David Mack, J. Michael Straczynski, John Romita Jr., Ed Brubaker, Mark Millar.
Atenção especial aos dois últimos nomes: Ed Brubaker (ganhador de vários prêmios Eisner e Harvey) e um dos responsáveis – através de sua ótima Criminal – pelo sucesso e renascimento dos quadrinhos de história policial nos EUA. E Mark Millar, responsável por criar algumas das melhores histórias de super-herói dos últimos tempos.


O que chama a atenção, e que no caso são pontos favoráveis dentro da linha Icon, é a diversidade dos assuntos abordados em suas publicações e - na maioria dos casos - a liberdade de se ler algo em que você não precise ser um pesquisador para entender toda a cronologia das histórias e personagens.

Entre os nomes dos responsáveis pelos próximos trabalhos a serem publicados estão os dos brasileiros Gabriel Bá e Fábio Moon – que desenharão a série Casanova de Matt Fraction (que no caso será uma republicação) e o da dupla de Demolidor e Spider-Woman, Brian Michael Bendis e Alex Maleev com a série intitulada Scarlet.

Blasfêmias a parte, a expectativa demonstra um futuro promissor ao selo Icon, afinal, independente dos rótulos e dos debates intermináveis entre "fãs de editoras", o que o verdadeiro leitor de quadrinhos realmente quer são histórias de boa qualidade.

0 comentários:

Postar um comentário